sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Boletim COMDEC-NF - 01/2009

Prefeitura Municipal de Nova Friburgo
Secretaria Municipal da Ordem Urbana
Coordenadoria Municipal de Defesa Civil

Defesa Civil Visita Locais de Abrigo
A partir das áreas de risco listadas no Plano Municipal de Redução de Riscos, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil está visitando possíveis locais de abrigo próximos a estas áreas.
A idéia é indicar aos moradores locais onde possam estar em segurança quando a previsão meteorológica indicar fortes chuvas para a cidade.
Nesta sexta-feira foram visitados as áreas do Lazareto, Riograndina e Loteamento Progresso (também em Riograndina).
Está sendo estabelecido contato com as comunidades religiosas visando obtenção de locais para um primeiro abrigo. Assim, quando o sistema de alerta estabelecer, as pessoas deverão se dirigir para estes locais seguros, retornando às suas residências quando a situação permitir ou, sendo abrigadas pela Prefeitura quando for recomendável.
A Secretaria de Esportes, através do seu Secretário Frank, está oferecendo à COMDEC as chaves dos ginásios municipais (Olaria, Conselheiro Paulino, Duas Pedras e Cordoeiro) para locais de abrigo.
Meteorologia
Segundo o INMET, a precipitação acumulada para a noite de domingo (22h. de 04/01) para segunda (4h. de 05/01) será de mais de 90mm, o que preocupa a Defesa Civil.
Outros sites, porém, prevêem de 8 a 17mm para o mesmo período.
A COMDEC continuará acompanhando as próximas previsões, para se for o caso, alertar à população (ainda não há motivo para grandes preocupações, já que a previsão nesta época de instabilidade varia muito de um dia para o outro, devendo ser considerado maior a precisão nas 24h antecedentes.).

Registro de Chuvas
No mês de dezembro a SERLA registrou uma média de 271,22mm nas 6 estações localizadas em Friburgo. Este número é um pouco acima (13%) da média histórica para o município no mês de dezembro, que é de 239mm.
Previsão para os próximos dias
02/jan - 36mm
03/jan - 26mm
04/jan - 13mm
05/jan - 17mm
06/jan - 5mm
07/jan - 11mm
08/jan - 35mm
09/jan - 34mm
10/jan - 13mm
11/jan - 0mm

Um comentário: