sexta-feira, 9 de outubro de 2009

BOLETIM COMDEC-NF- 169/2009 de 08 de outubro de 2009.

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA FRIBURGO

Coordenadoria Municipal de Defesa Civil


1 – Atendimentos da Defesa Civil de Nova Friburgo

Ontem, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Nova Friburgo prestou 04 (quatro) atendimentos. As localidades atendidas foram: São Geraldo, Ypu, Catarcione e Santa Bernardete.



2 – Registro de Chuvas

Não se encontra disponível, no momento, o Sistema de Alerta de Cheias do INEA. Contudo, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Nova Friburgo já sabe que houve uma precipitação superior a 100mm no Pico Caledônia.



* Sem o Pico Caledônia



3 – Últimos Registros de Chuvas

Últimas chuvas disponibilizadas no site das estações meteorológicas do INEA:



Valores em mm.



4 – NÍVEL DOS RIOS

O nível médio dos rios se encontrava abaixo da média em todas as estações.



* De acordo com o INEA (Instituto Estadual de Ambiente) - nível médio dos rios



5 - Previsão Climatempo

Hoje, chuvoso durante o dia e à noite.






6 – RISCO DE INCÊNDIO

O risco de fogo em nosso município, para hoje, é MÍNIMO. Para este final de semana, o risco é MÍNIMO com pequenas regiões de risco BAIXO.







7 – DICAS DE SEGURANÇA

EDUCANDO PARA PREVENIR

LEPSTOPIROSE

A Leptospirose é uma doença causada por uma bactéria chamada leptospira. Esta bactéria é eliminada pela urina de alguns animais, sendo o rato o principal responsável pela transmissão nas áreas urbanas. A urina deste animal contamina a água, os alimentos, o solo, os esgotos e os locais onde vive.

A doença, que pode ser grave, é transmitida aos seres humanos através da penetração da bactéria através da pele e das mucosas (boca, narinas, olhos, etc.) em contato com águas ou lama contaminadas, em ocasião de enchentes.

Casos de Leptospirose podem ocorrer em qualquer época do ano, de maneira pouco freqüente, mesmo na ausência de chuvas e enchentes.

As pessoas que correm mais perigo são aquelas que vivem à beira de córregos e em locais onde haja ratos contaminados, lixo e também, aquelas que trabalham na coleta de lixo, em esgotos, plantações de cana-de-açúcar, de arroz, etc.

No Rio de Janeiro ocorreram casos isolados em todo o estado, sendo os surtos mais freqüentes na região metropolitana.

(Retirado do site http://www.saude.rj.gov.br)



8 – DISQUE MEIO AMBIENTE - 2525-9191

No dia 04 de fevereiro de 2009, foi promulgada a lei que dispõe sobre a prevenção e a punição a atos de poluição e de agressão ao meio ambiente no âmbito do município de Nova Friburgo. Ela determina que o município mantenha permanentemente, um serviço telefônico 24 horas à disposição da comunidade denominado DISQUE MEIO AMBIENTE.

De acordo com seu parágrafo único, o cidadão não é obrigado a se identificar e é vedada a divulgação do nome ou qualquer outra informação referente às pessoas que formalizarem denúncias. Os cidadãos devem ligar para (22) 2525-9191 e em caso de dificuldades podem discar 199.

DISQUE MEIO AMBIENTE: 2525-9191

A Defesa Civil atende à população 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive nos feriados. Para mais informações, ligue para o número 199 e fale com a coordenadoria municipal da Defesa Civil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário