terça-feira, 10 de novembro de 2009

BOLETIM COMDEC-NF- 189/2009 de 10 de novembro de 2009.

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA FRIBURGO

Coordenadoria Municipal de Defesa Civil


1 – Atendimentos da Defesa Civil de Nova Friburgo

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Nova Friburgo prestou os seguintes atendimentos:





2 – Registro de Chuvas



* Sem o Pico Caledônia.

** Não disponível nos últimos dias.



3 – Últimos Registros de Chuvas

Últimas chuvas disponibilizadas no site das estações meteorológicas do INEA:



Valores em mm.

*Atualização não disponível.



4 – NÍVEL DOS RIOS

O nível dos rios se encontrava acima da média em todas as estações.



ND – Informação Não disponível.

* De acordo com o INEA (Instituto Estadual de Ambiente) - nível médio dos rios.



5 - Previsão Climatempo

Hoje, Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.






6 – RISCO DE INCÊNDIO

O risco de fogo em nosso município, para hoje, é MÍNIMO.





7 – DICAS DE SEGURANÇA

EDUCANDO PARA PREVENIR

DENGUE

Prevenção:


• Colocar no lixo latas, garrafas, potes e outros objetos sem uso que possam acumular água. Não deixá-los em quintais, nem jogar em terrenos baldios.
• Tampinhas de garrafas, cascas de ovo, embalagens plásticas, copos descartáveis ou qualquer outro objeto sem uso, por menor que seja e que possa acumular água, deve ser colocado em saco plástico, e este, fechado e jogado no lixo.
• Os pneus fora de uso devem ser mantidos secos e em local coberto, protegidos de chuva.
• Manter bem fechados latões, poços, cisternas, caixas d’água e outros depósitos de água para consumo, impedindo a entrada de mosquitos. Vedar com tela fina aqueles que não têm tampa própria.
• Não cultivar plantas em jarros com água; plantá-las sempre em vasos com terra. Colocar areia nos pratos dos vasos de plantas.
• Evitar o cultivo de bromélias e outras plantas parecidas, substituindo-as por outras, pois acumulam água em suas folhas e podem tornar-se criadouros de mosquitos.
• As piscinas devem ser tratadas com cloro, devendo ser limpas uma vez por semana. Se não forem usadas devem ser mantidas vazias ou cobertas.
• As calhas devem ser mantidas limpas e desentupidas, removendo-se folhas e materiais que possam impedir o escoamento da água.
• Lavar com bucha e manter limpos os reservatórios de água externos de geladeira, as bandejas de ar condicionado e suportes de garrafão de água mineral.
• As lajes devem ser mantidas limpas e secas.
• Lagos, cascatas e espelho d’água decorativos devem ser mantidos limpos. A criação de peixes é aconselhada, pois estes podem comer as larvas de mosquitos. Outra opção é manter a água tratada com cloro.
• Onde houver cacos de vidro nos muros, colocar areia em todos aqueles que possam acumular água.
• Verificar se há entupimento em ralos de cozinha, banheiro, sauna e ducha, providenciando imediatamente seu desentupimento. Se estes não estiverem sendo utilizados, mantê-los fechados.
• Deixar a tampa dos vasos sanitários sempre fechadas. Em banheiros pouco usados, deve-se dar descarga uma vez por semana.
• Nos cemitérios colocar terra ou areia nas floreiras e jardineiras, evitando o acúmulo de água e a formação de criadouros de mosquitos.
• Os vasilhames para água de animais domésticos devem ser lavados com bucha, sabão e água corrente, pelo menos uma vez por semana.

(Retirado do site http://www.saude.rj.gov.br)



8 – DISQUE MEIO AMBIENTE - 2525-9191

No dia 04 de fevereiro de 2009, foi promulgada a lei que dispõe sobre a prevenção e a punição a atos de poluição e de agressão ao meio ambiente no âmbito do município de Nova Friburgo. Ela determina que o município mantenha permanentemente, um serviço telefônico 24 horas à disposição da comunidade denominado DISQUE MEIO AMBIENTE.

De acordo com seu parágrafo único, o cidadão não é obrigado a se identificar e é vedada a divulgação do nome ou qualquer outra informação referente às pessoas que formalizarem denúncias. Os cidadãos devem ligar para (22) 2525-9191 e em caso de dificuldades podem discar 199.

DISQUE MEIO AMBIENTE: 2525-9191



A Defesa Civil atende à população 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive nos feriados. Para mais informações, ligue para o número 199 e fale com a coordenadoria municipal da Defesa Civil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário