segunda-feira, 24 de agosto de 2009

BOLETIM COMDEC-NF- 138/2009 de 24 de agosto de 2009.

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA FRIBURGO

Coordenadoria Municipal de Defesa Civil


1 – Atendimentos da Defesa Civil de Nova Friburgo

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Nova Friburgo prestou 11 (onze) atendimentos nestes últimos três dias. As localidades atendidas foram: Parque Santa Eliza, Jardilândia, Amparo, duas em Santo André, duas em Maria Tereza, duas em Riograndina e duas no Centro.


2 – Registro de Chuvas



* Sem o Pico Caledônia


3 – Últimos Registros de Chuvas

Últimas chuvas registradas nas estações meteorológicas do INEA:



Valores em mm.


4 – NÍVEL DOS RIOS

O nível dos rios se encontra abaixo da média em todos os pontos onde existem as estações do INEA.



* De acordo com o INEA (Instituto Estadual de Ambiente) - nível médio dos rios.


5 - Previsão Climatempo

Hoje, chuvoso durante o dia e à noite.





6 – RISCO DE INCÊNDIO

O risco de fogo em nosso município, para hoje, é predominantemente MÉDIO, apresentando região de risco BAIXO.





7 – DICAS DE SEGURANÇA


O MEIO AMBIENTE E SUA SAÚDE

O LIXO É COISA SÉRIA

Existem vários tipos de lixo: o lixo das casas, dos hospitais, das fábricas, das escolas, dos escritórios, das lojas, dos restaurantes, da cidade. Alguns tipos de lixo são especiais e podem trazer riscos para a nossa saúde e para a nossa vida. É o caso do lixo hospitalar, do lixo radioativo, do lixo explosivo e inflamável e do lixo industrial tóxico de algumas fábricas – que necessitam de tratamentos especiais de acordo com suas características.

Como se pode ver, é preciso cuidado com o material que jogamos fora, por muitos motivos, principalmente porque ele pode trazer danos à saúde de toda a comunidade.

QUANDO O LIXO TRAZ PROBLEMAS?

  • quando é deixado a céu aberto e se transforma em uma “fábrica de doenças”, aumentando o número de moscas, mosquitos, ratos e Baratas além, é claro, do mau cheiro;
  • Quando é queimado sem os cuidados necessários, lançando substâncias que poluem o ar e provocam sérios problemas de saúde. A queima de restos plásticos, borracha de pneus e outras substâncias pode produzir fumaça tóxica; quando é queimado sem os cuidados necessários também pode provocar incêndios;
  • Quando é jogado nas encostas, provoca deslizamentos - sempre trazendo prejuízos e sofrimento para o homem e para a natureza;
  • Quando é deixado em terrenos baldios e lá fica acumulado, produzindo um líquido altamente prejudicial e nocivo chamado chorume , que polui o solo e contamina os lençóis d’água, que ficam embaixo da terra e abastecem os poços;
  • Quando é jogado e fica acumulado nos canais, rios, córregos, não permitindo a passagem das águas, provocando entupimentos e inundações nos períodos de chuvas.

(Retirado do site http://www.saude.rj.gov.br)


8 – DISQUE MEIO AMBIENTE - 2525-9191

No dia 04 de fevereiro de 2009, foi promulgada a lei que dispõe sobre a prevenção e a punição a atos de poluição e de agressão ao meio ambiente no âmbito do município de Nova Friburgo. Ela determina que o município mantenha permanentemente, um serviço telefônico 24 horas à disposição da comunidade denominado DISQUE MEIO AMBIENTE.

De acordo com seu parágrafo único, o cidadão não é obrigado a se identificar e é vedada a divulgação do nome ou qualquer outra informação referente às pessoas que formalizarem denúncias. Os cidadãos devem ligar para (22) 2525-9191 e em caso de dificuldades podem discar 199.

DISQUE MEIO AMBIENTE: 2525-9191

A Defesa Civil atende à população 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive nos feriados. Para mais informações, ligue para o número 199 e fale com a coordenadoria municipal da Defesa Civil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário