segunda-feira, 31 de agosto de 2009

BOLETIM COMDEC-NF- 143/2009 de 31 de agosto de 2009.

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA FRIBURGO

Coordenadoria Municipal de Defesa Civil


1 – Atendimentos da Defesa Civil de Nova Friburgo

A Coordenadoria Municiapal de Defesa Civil de Nova Friburgo prestou 12 (doze) atendimentos nos últimos três dias. As localidades atendidas foram: Duas Pedras, Olaria, Bela Vista, São Jorge, Conselheiro Paulino, Nova Suíça, Lagoinha, Jardim Marajói, Cônego e três no Centro.


2 – Registro de Chuvas



* Sem o Pico Caledônia


3 – Últimos Registros de Chuvas

Últimas chuvas registradas nas estações meteorológicas do INEA:



Valores em mm.

4 – NÍVEL DOS RIOS

O nível dos rios se encontra abaixo da média somente em Conselheiro Paulino.




* De acordo com o INEA (Instituto Estadual de Ambiente) - nível médio dos rios


5 - Previsão Climatempo

Hoje, sol com algumas nuvens. Não chove.





6 – RISCO DE INCÊNDIO

O risco de fogo em nosso município, para hoje, apresenta extensas regiões de riscos MÉDIO e BAIXO.




7 – DICAS DE SEGURANÇA

ALERGIAS RESPIRATÓRIAS

(continuação)

Caso seja comprovado o fator alérgico – como tosse constante, dor no peito e nariz escorrendo, com freqüência –, os médicos aconselham a procurar um especialista, para diagnosticar as causas. Na maioria dos casos, as alergias podem ser controladas evitando-se o contato com as substâncias causadoras, monitorando o ambiente e eliminando os fatores externos que possam estar desencadeando o processo alérgico. O correto é tratar os sinais e sintomas da doença, para que ela não progrida. Em algumas situações, no entanto, é necessária a prescrição de medicamento antialérgico (corticóides como última opção).

Conforme atesta o médico, alguns casos mais graves, como a asma não controlada e as reações anafiláticas devem ser tratadas com urgência. A reação anafilática, que pode ser desencadeada, principalmente, por picada de insetos (abelhas, vespas e formigas), medicamentos (antibióticos, ácido acetil salicílico entre outros) e ingestão de certos alimentos (como frutos do mar), tem como sintomas: inchaço principalmente da região do rosto (boca e olhos), dificuldade de respirar e tontura.

Além dos fatores genético e ambiental, o especialista alerta para a tendência de alimentos – como corantes, chocolate e leite – serem grandes desencadeadores de alergia. Ou seja, para driblar esta grande vilã, que acompanha a humanidade durante séculos, é importante minimizar os fatores de risco, procurando viver em um ambiente seco (sem umidade), ventilado (sem fungo e ácaro – parasita responsável por desencadear processos alérgicos) e limpo (sem poeira ou sujeira).

(Continua no próximo boletim)

(Retirado do site http://www.saude.rj.gov.br)

8 – DISQUE MEIO AMBIENTE - 2525-9191

No dia 04 de fevereiro de 2009, foi promulgada a lei que dispõe sobre a prevenção e a punição a atos de poluição e de agressão ao meio ambiente no âmbito do município de Nova Friburgo. Ela determina que o município mantenha permanentemente, um serviço telefônico 24 horas à disposição da comunidade denominado DISQUE MEIO AMBIENTE.

De acordo com seu parágrafo único, o cidadão não é obrigado a se identificar e é vedada a divulgação do nome ou qualquer outra informação referente às pessoas que formalizarem denúncias. Os cidadãos devem ligar para (22) 2525-9191 e em caso de dificuldades podem discar 199.

DISQUE MEIO AMBIENTE: 2525-9191

A Defesa Civil atende à população 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive nos feriados. Para mais informações, ligue para o número 199 e fale com a coordenadoria municipal da Defesa Civil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário