terça-feira, 1 de setembro de 2009

BOLETIM COMDEC-NF- 144/2009 de 01 de setembro de 2009.

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA FRIBURGO

Coordenadoria Municipal de Defesa Civil



1 – Atendimentos da Defesa Civil de Nova Friburgo


Ontem, a Coordenadoria Municiapal de Defesa Civil de Nova Friburgo prestou 03 (três) atendimentos. As localidades atendidas foram: Prado, Nova Suíça e Santa Eliza.



2 – Registro de Chuvas


* Sem o Pico Caledônia



3 – Últimos Registros de Chuvas


Últimas chuvas registradas nas estações meteorológicas do INEA:



Valores em mm.



4 – NÍVEL DOS RIOS


O nível dos rios se encontra abaixo da média , excetuando-se em Olaria.



* De acordo com o INEA (Instituto Estadual de Ambiente) - nível médio dos rios



5 - Previsão Climatempo


Hoje, sol com algumas nuvens. Não chove.






6 – RISCO DE INCÊNDIO


O risco de fogo em nosso município, para hoje, apresenta risco ALTO.





7 – DICAS DE SEGURANÇA

ALERGIAS RESPIRATÓRIAS

(continuação)

Dica: limpe a casa com um pano umedecido em água ou álcool, evitando desinfetante e outros produtos químicos. Nada de espanador, cortinas de tecido e carpete, que concentram muita poeira. Os ácaros, principais causadores de alergia, são abundantes nos colchões e travesseiros, locais onde costumamos passar grande parte do nosso dia e por isso é imprescindível o uso de capas impermeáveis aos ácaros. Evite ter no quarto almofadas, bichinhos de pelúcia e cortinas pesadas, pois tudo isso se torna ninho de ácaros. Deixe entrar ar e sol sempre que possível nos cômodos, evitando assim o aparecimento de fungos.


Os principais tipos de alergias respiratórias

Rinite
Sintomas: coceira no nariz, nariz escorrendo e muitos espirros.

Causas: pó (ácaros e fungos), cheiros fortes, lustra móveis, fumaça de cigarro, mudança de temperatura. Portanto, a melhor medida para aliviar suas crises é evitar as causas: manter a casa arejada, evitar produtos de limpeza com cheiro forte, eliminar focos de mofo, principalmente dos armários e forrar colchões e travesseiros com capas anti-ácaro, além de evitar sair, bruscamente, de locais quentes para locais com ar condicionado.

Bronquite
Sintomas: tosse, peito cheio.
Causas: infecção, poeira doméstica

Asma
Sintomas: chiado no peito, dificuldade de respirar, tosse.

Causas: infecções, poeira doméstica, cheiros fortes, inseticidas, lustra móveis, tinta e alguns medicamentos, como, por exemplo, Aspirina, AAS, Novalgina.
Para o reconhecimento da asma é necessário conhecer suas diferentes manifestações: na asma leve os sintomas são discretos e esporádicos, não há sintomas entre as crises, não prejudica o sono, não atrapalha as atividades físicas, não provoca falta às aulas ou ao trabalho. Na asma moderada os sintomas já são mais significativos: há cansaço, chiado e tosse, aparecem sintomas noturnos e prejudica o sono, atrapalha as atividades diárias (estudo, trabalho, esportes). Na asma forte, os sintomas são intensos e até diários, o sono é muito prejudicado, há muita interferência na vida escolar e profissional, as atividades físicas são limitadas.

(Continua no próximo boletim)

(Retirado do site http://www.saude.rj.gov.br)



8 – DISQUE MEIO AMBIENTE - 2525-9191


No dia 04 de fevereiro de 2009, foi promulgada a lei que dispõe sobre a prevenção e a punição a atos de poluição e de agressão ao meio ambiente no âmbito do município de Nova Friburgo. Ela determina que o município mantenha permanentemente, um serviço telefônico 24 horas à disposição da comunidade denominado DISQUE MEIO AMBIENTE.

De acordo com seu parágrafo único, o cidadão não é obrigado a se identificar e é vedada a divulgação do nome ou qualquer outra informação referente às pessoas que formalizarem denúncias. Os cidadãos devem ligar para (22) 2525-9191 e em caso de dificuldades podem discar 199.

DISQUE MEIO AMBIENTE: 2525-9191



A Defesa Civil atende à população 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive nos feriados. Para mais informações, ligue para o número 199 e fale com a coordenadoria municipal da Defesa Civil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário