sexta-feira, 4 de setembro de 2009

BOLETIM COMDEC-NF- 147/2009 de 04 de setembro de 2009.

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA FRIBURGO

Coordenadoria Municipal de Defesa Civil


1 – Atendimentos da Defesa Civil de Nova Friburgo

Ontem, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Nova Friburogo prestou 05 (cinco) atendimentos. As localidades atendidas foram: Cascatinha, Solares, Vale dos Pinheiros, e duas nas Braunes.


2 – Registro de Chuvas



* Sem o Pico Caledônia


3 – Últimos Registros de Chuvas

Últimas chuvas registradas nas estações meteorológicas do INEA:



Valores em mm.



4 – NÍVEL DOS RIOS

O nível dos rios se encontra abaixo da média , excetuando-se em Olaria.




* De acordo com o INEA (Instituto Estadual de Ambiente) - nível médio dos rios.



5 - Previsão Climatempo

Hoje, sol com aumento de nuvens ao longo do dia. À noite ocorrem pancadas de chuva.







6 – RISCO DE INCÊNDIO

O risco de fogo em nosso município, para hoje, apresenta risco predominantemente ALTO, com pequena área de risco MÉDIO. Este sábado, apresenta risco predominantemente ALTO, com área de risco MÉDIO. No domingo, o risco é BAIXO.








7 – DICAS DE SEGURANÇA

PRIMEIROS SOCORROS

Picadas de insetos


Resfriar o local com gelo. Não tentar retirar o ferrão de abelha com pinça. Procure um Posto Médico neste caso. Se o local inchar, você pode colocar compressas de água e vinagre (três colheres de sopa de vinagre para um litro de água). Para tirar bichos-do-pé use uma agulha desinfetada no fogo. Os carrapatos se soltam sozinhos por inteiro aplicando uma gota de iodo ou manteiga.

Queimaduras

Podem ser causadas por calor seco (fogo) ou por calor úmido (vapor, líquidos quentes), eletricidade, produtos químicos ou radioatividade. Em casos de choque elétrico, consulte um médico, mesmo que só haja queimaduras leves. Nas queimaduras químicas deve-se lavar o local com água corrente, à temperatura ambiente, por 30 minutos. A área atingida deve ser resfriada para aliviar a dor e retirar resíduos. Não aplique qualquer pomada creme ou outras substâncias e não fure bolhas. Se a queimadura afetar a área dos olhos, grande extensão do corpo e a pele estiver aberta, com muitas bolhas, carbonizada ou se a vítima sofrer dores fortes, procure urgente ajuda médica. Mesmo pequenas queimaduras podem causar cicatrizes no rosto, nas mãos ou por todo o corpo, principalmente áreas de grandes articulações, dificultando os movimentos de pescoço, membros superiores e inferiores. Por isso você deve procurar o Posto de Saúde ou Emergência mais próximos.

(Retirado do site http://www.saude.rj.gov.br)



8 – DISQUE MEIO AMBIENTE - 2525-9191

No dia 04 de fevereiro de 2009, foi promulgada a lei que dispõe sobre a prevenção e a punição a atos de poluição e de agressão ao meio ambiente no âmbito do município de Nova Friburgo. Ela determina que o município mantenha permanentemente, um serviço telefônico 24 horas à disposição da comunidade denominado DISQUE MEIO AMBIENTE.

De acordo com seu parágrafo único, o cidadão não é obrigado a se identificar e é vedada a divulgação do nome ou qualquer outra informação referente às pessoas que formalizarem denúncias. Os cidadãos devem ligar para (22) 2525-9191 e em caso de dificuldades podem discar 199.

DISQUE MEIO AMBIENTE: 2525-9191



A Defesa Civil atende à população 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive nos feriados. Para mais informações, ligue para o número 199 e fale com a coordenadoria municipal da Defesa Civil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário